Sobre o EPEA

O EPEA surgiu a partir de uma série de reuniões conjuntas, desde 2000, do Grupo de Pesquisa "A Temática Ambiental e o Processo Educativo" do Programa de Pós Graduação em Educação - IB - UNESP/Rio Claro, associado ao Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental - GEPEA, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e de Educação Ambiental do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da USP/Ribeirão Preto, que assumiram conjuntamente a tarefa de organizar, em 2001, o I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA).

Embora o campo da pesquisa em educação ambiental no Brasil, já no início deste século mostrasse sinais claros de um caminho de consolidação, constatamos que poucos eram os espaços para o compartilhamento dos conhecimentos que vinham sendo produzidos por esta comunidade de pesquisadores. Também ainda são poucas as iniciativas de sistematização e reflexão dessa própria produção. Considerar, sistematizar e discutir os resultados dessas pesquisas permite criar mecanismos de socialização dos mesmos e contribuir, entre outras, para evitar interpretações ingênuas e perspectivas exclusivamente pragmáticas, muitas vezes presentes no movimento ambientalista em geral e, também, em iniciativas, projetos e programas em educação ambiental.

Assim, o EPEA, como outros esforços de socialização e discussão da pesquisa no país, tem cumprido um papel de grande significado neste contexto, oferecendo à comunidade de pesquisadores um espaço acadêmico para a discussão da pesquisa nesta área.

No caso específico desse evento, os objetivos que têm norteado a organização e condução dos encontros podem ser assim sistematizados:


  • Discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em EA;

  • Aprofundar as discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas das pesquisas em EA;

  • Identificar práticas de pesquisa em EA que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação e em outros espaços institucionais e não-institucionais.

Grupos de Discussão de Pesquisa (GDP)

Os Grupos de Discussão de Pesquisa (GDP) são sessões organizadas para discussão e aprofundamento de temas considerados significativos para a pesquisa em educação ambiental.


  • Para a edição de 2023 do evento, propomos 08 GDP's:

Pesquisa em EA e Ecologia Política;

Pesquisa em Contextos Escolares;

Pesquisa em Contextos não escolares;

Pesquisa em EA e a Formação de educadores e professores;

Pesquisa em EA e Políticas Públicas;

Pesquisa em EA culturas, interculturalidade e decolonialidade;

Pesquisa em EA e Questões Metodológicas;

Pesquisa em EA e Questões Epistemológicas.